Galerie

Você estava no comboia de 67 …

Par Eve P
Traduction du Français de  Michael David Papo
IMAG1357

Você foi chamado Perla Kapsuto, você tinha 36 anos, seu marido o Jacques, tinha 43 anos. Seus filhos, Albert, envelhecem 10 e Jean, idade 4. Você morou em Paris 20 ème, em 1 da rua Charles Robert.
Um dia de janeiro, 1944, que um ônibus veio o procurar. Um vizinho, lhe implorou que deixasse suas crianças para ele, mas, você não pôde e não quis acreditar. O ônibus, levou a você.
O conheça pendurando quanto tempo, meu pai procurou para você? Quantas portas empurraram t-il? Quantas cartas têm t-il enviou?
Você era a irmã dela, você era minha tia.
Pai, estava na resistência e ele tinha falado isto não obstante a você de partir, o salvar lá onde a França ainda era grátis, mas ninguém o escutou. Ele é verdade minha tia quem ninguém poderia imaginar. Então dizer que você existiu, para meu dever de memória e também para meu pai que morreu agora durante 12 anos, eu também, procurou para você. Eu tem escrevo, no comemorativo de Shoah. Eu tem escrevo a Yad Vachem. Eu procurei documentos.
Você sabe, Tia Perla, eu esperei eles estas respostas que eles nunca surgiram. Hoje, é Purim no Israel, cada está encantado, traque ressoam em todos os cantos , nós nos encantamos em tudo este bolo maravilhoso armazena de qual receitas tão longe de. Meu nome hebraico Esther é, é um destino tão hoje, eu recebo um presente? Nós podemos chamar um presente o fato poder finalmente honrar seu sangue, saber finalmente?
O presente veio a mim de Israel, de Joseph, um amigo, achou seu rasto finalmente. Eu sei, hoje tia Perla. Eu sei que foram ocupados você, meu tio Jacques e Albert pequeno e Jean em um ônibus no dia 12 de janeiro de 1944 para o acampamento de Drancy.
Depois de sobre dias, nós o juntamos atrás de arames farpados, você tinha tanto medo. Uma prisão na prisão. O desonrar mais, nós o semeamos. Nós o carregamos como com os gados ruins em caminhões. Os gritos, o roarings que fundiu no arranque abrupto para cima de carros, youngs que chamou " a mãe, mãe ". Então, o preto, a fome, e lá, estava o terror. Então, em um vagão de gados, levou a você.
Comboia 67, no dia 3 de fevereiro de 1944 para
Auschwitz Birkenau
você estava 1214 denados transportados entre quem:
– 184 crianças debaixo de idade 18
entre quem:
4 bebê
9 crianças 1-ano
5 crianças 2-ano
4 crianças 3-ano
8 crianças 4-ano, etc.
– 14 octogenários
Total
-662 masculino
-552 feminino
Nesta Comboia, era três meninos jovens da escola mediana de Avon parados com o professor deles/delas geram o Jacques, 15 de janeiro de 1944 que Você sabe, Tia Perla, este drama inspirou o filme de Louis Malle " Adeus as crianças ".
Havia como com você, grande rabino de Strasbourg, René Hirschler, e como uma mulher com as 7 crianças dele de 2 para 15 anos.
A viagem durou 3 dias infinitos para chegar em acampamentos de exterminação no dia 6 de fevereiro de 1944…
985 pessoas eram gased, queimado da chegada deles/delas.
foram selecionados
166 homens, 49 mulheres, para o trabalho.
Em 1945, havia 43 sobreviventes entre quem 23 mulheres economizadas no princípio.
26 de você sobreviveram a liberação do acampamento
Você sabe, minha tia, eustou escrevendo para você hoje assim você pode finalmente encontrar a paz, você não está sozinho …
Eu não te conheço, meu tio e pequenas, mas você está no meu coração, em nosso coração …
Você agora juntar todas as estrelas que foram extintos na Terra nos dias de hoje, mas que continuou a brilhar no jardim …
Achei que a parte da memória que eu perdi …
Você sabe minha tia hoje, a memória é o que nos falta neste período que nos coloca mais do que nunca para enfrentar a nossa história …
E agora, , tia Perla ,tio Jacques, e você Alberto, você e Jean, eu posso deixá-lo dormir.
Sua sobrinha e primo
Eve Penso

capsuto

capsuto4

capsuto5

© Reproduction autorisé avec le lien Parole Franco Juive

Laisser un commentaire

